São Paulo Fashion Week – Origem

Oieee meus amores, tudo bem?

Já que estamos na semana do ❤ SPFW 2015 ❤  e para entrar no clima eu venho contar para vocês um pouco sobre a historia desse evento que mexe com a cabeça das fashionistas. Quer saber como surgiu o evento que abala geral? Continue aqui!!!

SPFW 2015

Onde tudo começou

O SPFW veio, certamente para abalar as estruturas da moda nacional. E o embrião do que hoje é uma das maiores semanas de moda do mundo (o SPFW) foi segundo Paulo Borges, seu criador, o Phytoervas Fashion, que surgiu em 1993.

Gloria Coelho ❤ , ❤ Alexandre Herchcovitch ❤ e ❤ Ronaldo Fraga ❤ compuseram um casting que trouxe para o cenário mundial a imagem de uma moda que estava se desenvolvendo graças ao Phytoervas. Falar sobre moda não era comum no Brasil e jamais se imaginaria que existisse “conceito de marca”, por exemplo. Há 14 anos, as referências de moda para o Brasil proviam do mercado europeu. As revistas brasileiras faziam seus editoriais de moda baseadas no que as internacionais traziam. Os estilistas da época eram obrigados a seguir tendências ditadas pelo setor têxtil internacional. Contudo, havia a necessidade da moda brasileira explorar o universo cultural do próprio país. Foi assim que modelos, produtores, stylists e jornalistas de moda despontaram para um setor em ascensão. O ❤ Phytoervas Fashion ❤ foi transmitido ao vivo pela MTV naquela época.

SPFW

Em 1996, acreditando-se que, definitivamente havia espaço no Brasil para uma semana de moda organizada, próximo do que se via lá fora, o evento passou a se chamar Morumbi Fashion, com quatro desfiles diários e um público de cerca de 300 pessoas. Foi nesse período também que surgiram tops como ❤ Gisele Bündchen, Ana Cláudia Michels  & Isabeli Fontana. ❤

gisele-bundchen---capa-da-shape-1420592351320_400x500

Ana%20Claudia%20Michels%20Dibikini

Isabeli-Fontana-Marco-Antônio-de-Biaggi

Grandes nomes do mundo da moda brasileira ficaram conhecidos: Ricardo Almeida, Ronaldo Fraga e Reinaldo Lourenço. Além disso, a abertura do mercado interno dada pelo Governo Collor para as importações, obrigou os empresários brasileiros a investir em tecnologia para combater a entrada dos produtos estrangeiros, inclusive os de grandes marcas como Chanel e Versace que chegavam ao Brasil na década de 90.

Em seguida, em 2001, o evento denominou-se São Paulo Fashion Week (SPFW) que atualmente é uma das maiores semanas de moda do mundo. Disse Paulo Borges, em entrevista ao programa Altas Horas, da rede globo

“Olha, eu trabalho com moda já tem quase 30 anos. Eu viajava muito, assistia em Paris os desfiles e os de Milão também. E no Brasil não tinha isso! Ai eu resolvi começar a organizar essa história no Brasil, quando a economia começou a se acertar em 90 ai o mercado abriu e eu falei: ‘Bom, acho que agora é hora, demorou um pouco e em 96… começou’”.

404-modelos-no-spfw-inverno-2009

405-modelos-no-spfw-inverno-2009

407-modelos-no-spfw-inverno-2009

408-modelos-no-spfw-inverno-2009

Com a declaração acima de Borges, podemos ver que o Calendário Oficial da Moda Brasileira foi criado para alargar as fronteiras da moda brasileira, afinal, o brasileiro é colorido, vibrante, alegre e diverso. A nossa moda, apesar de se encontrar ainda em consolidação, expressa isso. Com o SPFW, a moda inseriu-se como fator determinante no desenvolvimento econômico-industrial e no âmbito cultural do Brasil além de alavancar as fronteiras e fazer a moda nacional ser conhecida lá fora. O evento também contribuiu para a profissionalização de uma cadeia imensa que envolve estilistas, modelos, produtores, tecelagens, agências, técnicos e indústria em geral. “O SPFW é uma grande vitrine para o bem e para o mal. Todos os profissionais da moda vem para conhecer as novas caras, quem apareceu, quem se deu bem, quem se confirmou

Com o SPFW a moda Brasileira está sendo reconhecida no fashion business internacional. Hoje, ele é o maior e mais importante evento de moda da América Latina e já pode ser considerado como participante da moda mundial, entre as principais semanas de moda como as de Paris, Milão, Londres e Nova York e tem importância ímpar na divulgação de produtos com design e com características do nosso país.

untitled

O ilustríssimo Aleandre Herchcovitch abriu a semana com um desfile que deu o que falar1 😉

Agora que você já sabe sobre esse evento deslumbrante é só se jogar na telinha e conferir as novidades!!!

❤ CONFIRA ABAIXO OS PRIMEIROS MOMENTOS ❤

E ai pessoal gostaram? 🙂

Não deixem de COMENTAR, CURTIR & COMPARTILHAR!!!

❤ Mil beijinhos ❤

THA PIVA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s